Marabá está vivenciando uma forte fase econômica, iniciando novembro com quase 250 oportunidades de emprego em diversos setores, incluindo construção civil, administração, vendas, transporte e logística. Este cenário reflete o bom momento econômico do município, impulsionado pela retomada de obras públicas, expansão do comércio e aquecimento das atividades industriais.
Entre as principais vagas disponíveis, destacam-se auxiliares de serviços gerais (40), armadores de ferro (15), ajudantes de obras (17), carpinteiros e pedreiros, com diversas oportunidades em diferentes empresas. Há também vagas para motoristas, vendedores, operadores de escavadeira, mecânicos, assistentes administrativos e engenheiros agrônomos.
O Sine de Marabá será o ponto central para o cadastramento de currículos e encaminhamentos, com início das atividades na segunda-feira, 3 de novembro. O atendimento ocorrerá das 8h às 14h, na Rua 5 de Abril, Marabá Pioneira, no antigo prédio da Caixa Econômica Federal, em frente à Praça Duque de Caxias.
Empregadores interessados em divulgar vagas podem entrar em contato pelos e-mails sineempregomab@hotmail.com e admsine@hotmail.com, ou pelo telefone (94) 3322-2121. O levantamento detalha uma lista extensa de cargos e suas respectivas quantidades de vagas, evidenciando a diversidade de oportunidades.
O levantamento consolida Marabá como um dos principais polos de geração de emprego no sudeste do Pará, atraindo trabalhadores de municípios vizinhos e reforçando a confiança de empresas que veem no município um ambiente favorável para investimentos.
Gestão: Prefeitura entrega 17 novos veículos próprios para deslocamento das secretarias nas zonas urbana e rural
em cerimônia realizada em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Marabá Pioneira, a gestão fez a entrega de 16 caminhonetes Mitsubishi L200, distribuídas entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (Semed), Assistência Social (Seaspac), Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e uma Fiorino para a Secretaria de Planejamento (Seplan).
No fim da tarde de segunda-feira, 24, em cerimônia realizada em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Marabá Pioneira, a gestão fez a entrega de 16 caminhonetes Mitsubishi L200, distribuídas entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (Semed), Assistência Social (Seaspac), Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e uma Fiorino para a Secretaria de Planejamento (Seplan).
No decorrer dos próximos meses outras 20 caminhonetes serão entregues somando 37 veículos que serão utilizados para beneficiar a população, principalmente na zona rural, onde o acesso é mais difícil. Toda a compra foi realizada com recursos próprios provenientes de arrecadação do município.
O prefeito Toni Cunha reforçou o compromisso da gestão com a melhora dos equipamentos públicos.
“Nós recebemos a máquina pública com praticamente nenhum veículo e os veículos que tínhamos absolutamente destruídos, deteriorados, a maior parte dos veículos alugados. Temos 15 mil km² de cidade, zona rural extensa, então os servidores precisam andar pelo município com comodidade, com veículos novos, adequados, para que a gente possa diagnosticar os problemas e resolver com mais eficiência. Essa nova frota de veículos vai permitir que os serviços públicos funcionem muito melhor”.
A Seagri recebeu quatro caminhonetes para atender as demandas do campo. O titular da pasta, Iron Farias, afirma que os veículos significam muito para o atendimento do produtor rural.
“A Secretaria de Agricultura é uma secretaria de assistência técnica. Significa que os nossos funcionários têm que estar em campo, atendendo o produtor rural. Essas caminhonetes vão nos permitir estar presente lado a lado com o produtor rural”, pontua o secretário.
Duas caminhonetes foram entregues para a Seaspac e a ideia é que toda a frota de 14 veículos seja renovada, segundo comenta Selma Barbosa, secretária adjunta da pasta.
“Esses veículos vão possibilitar o acesso a esses lugares mais difíceis do nosso município, principalmente a zona rural e aqui na zona urbana, os locais de difícil acesso. Pra nós é uma alegria muito grande poder levar os nossos serviços e com qualidade. Precisamos de mais veículos, veículos novos, bons, de qualidade, para poder atender toda a nossa demanda aqui na zona urbana e rural de Marabá. Hoje é só o começo da renovação da nossa frota. Maravilhoso”, frisa Selma.
Cristiano Lopes, secretário de Educação, também esteve presente e recebeu as chaves de quatro veículos novos para uso da secretaria. Ele informa que a Semed será a secretaria que mais vai renovar a frota e poderá oferecer um serviço mais digno para a sociedade.
“Receber esses transportes hoje é extremamente bom para a Educação. Vamos receber quatro hoje, depois vamos receber outras 12. Agora vamos ter uma frota própria, podendo oferecer um trabalho mais digno. Não só dignidade, mas também conforto e chegar nos locais mais distantes de Marabá. Logo vamos começar a trocar nossa frota de ônibus escolares. Estamos com licitação em andamento. E não só a Secretaria de Educação, mas todas as outras com certeza vão fazer um ótimo uso desses carros”, argumenta Cristiano.
Texto: Fabiana Alves Fotos: Sara Lopes e Rapharazzo Drone: Sérgio Barros
Nesta quinta-feira, 13, inicia a vacinação contra a Influenza em Marabá, que faz parte do calendário nacional de imunização. No primeiro dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e, a partir de sexta-feira, também as UBS da zona rural, disponibilizarão o imunizante. Inicialmente, a vacinação é voltada para crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos.
Também serão atendidos os seguintes grupos prioritários: puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da área da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários; e pessoas com doenças crônicas.
O Dia D de vacinação contra a Influenza será em 29 de novembro em todas as UBS do município das zonas urbana e rural, das 8h às 17h.
O imunizante é disponibilizado pelo Ministério da Saúde para a região Norte do Brasil nesta época do ano por conta de fatores que propiciam a transmissão do vírus neste período, como as temperaturas elevadas e a umidade alta, apontando para a sazonalidade dos casos de Influenza na região. O médico Pedro Gabriel Yeis Petri reforça a importância da vacina.
“A vacina compreende três cepas das mais de quatro cepas do vírus da Influenza. É uma vacina de vírus inativado. Então, não vai gerar nenhum sintoma ou repercussão nesse paciente a não ser realmente a parte da imunização. A Influenza como doença também aumenta muito o número de internações e também pode gerar um aumento de óbitos. A melhor maneira para se prevenir dessa doença realmente é a vacinação”, explica.
A vacina passa por atualização todos os anos, a partir de dados técnicos que apontam quais as variantes do vírus que são mais preponderantes em cada região. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% do público compreendido pelos grupos que serão atendidos neste primeiro momento da vacinação, o que, segundo a SMS, representa cerca de 88 mil pessoas.
“Recebemos a cepa de 2025 visto que a região norte tem um perfil epidemiológico diferenciado. A vacina não erradica a Influenza do nosso município, mas tem vários benefícios, evita casos graves e de óbitos relacionados à Influenza. É uma vacina que vem também protegendo contra a Influenza B. Então, já vem atualizada com essa nova cepa”, ressalta Claudenise Santos, coordenadora de Imunização da SMS.
Se você faz parte de um dos grupos prioritários para esta etapa da vacinação contra a Influenza, procure a UBS mais próxima da sua residência.
“Chegar na UBS com documentação, pode ser o Cartão SUS ou CPF, que já foi atualizado e unificado e a carteira de vacinação é importante para o registro. Para os grupos prioritários, é necessário ter algum documento que comprove que ele faz aquela atividade de fato. As pessoas que têm deficiências invisíveis, as pessoas que estão naquele processo de investigação e não têm uma comprovação via laudo. Então, essas pessoas conseguem autodeclarar essa condição e conseguem ser vacinadas”, reitera Claudenise Santos.